terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comunicação Educativa e Comunicação Dialógica

Dialogia Digital e Processos Educacionais


A língua é elemento de comunicação e interação social e em seu uso real, tem a propriedade de ser dialógica. Dessa forma podemos afirmar que vivemos sim, em um mundo dialógico, onde os discursos se alteram, se complementam e se contrapõem constantemente.
Todos os enunciados no processo de comunicação, independentemente de sua dimensão, são dialógicos; neles, existe uma dialogização interna da palavra, que é perpassada sempre pela palavra do outro, é sempre inevitavelmente a palavra do outro. O enunciador, para construir um discurso, leva em consideração o discurso de outrem , que também estará presente no seu. Esses discursos carregam consigo os modos de pensar e agir dos diferentes grupos sócio-culturais existentes e são ressignificados a cada instante em que entram em contato com outros discursos, sejam considerados dominantes ou não.

Segundo Bakhtin ( 1997 ), não há uma fala original, ou seja, não há uma fala que já não tenha sido dita antes, porém isso não implica dizer que o que falamos não é de autoria nossa, mas sim que o conjunto de discursos que se entrelaçam uns aos outros.
Vale ressaltar que, com o advento tecnológico, vários outros discursos começaram a permear nossas vidas e tivemos acesso aos novos processos dialógicos, nesse caso um dialogismo digital. Há uma grande discursão a cerca da introdução tecnológica nas escolas, para alguns, acham que a introdução da tecnologia no meio educacional é transformadora e revolucionária,porém outros discursos dizem que apenas introduzir a tecnologia na escola pode, na verdade , ter como objetivo mascarar os problemas desse contexto.

Novos significados do que já foi dito são realizados constantemente ao fazermos o uso da linguagem e nos comunicarmos uns com os outros. Podemos, inclusive falar de uma dialogia digital, quando utilizamos recursos midiáticos para veiculação dos discursos que ora se complementam e ora se contrapõem. O Dialogismo Digital no meio educacional muitas vezes ocorre por meio de três recursos midiáticos: a interação digital via web, onde alunos podem entrar em contato com outros utilizando fóruns, email, chat, perfeitamente aplicáveis nos processos educacionais, a video conferência que possibilita o processo ensino-aprendizagem , onde o professor atua como um mediador , e os seus alunos utilizam-se não apenas do texto escrito , mas de outros recursos comunicacionais, e a  teleconferência que pode ser transmitida via satélite, gerada em estúdio de televisão.
O professor ao optar por alguns desses recursos midiáticos, deverá analisar de forma crítica os pontos positivos e negativos, fazendo com que seus alunos se beneficie da melhor forma possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário